sábado, 18 de junho de 2016

Serviço Voluntário: o lado B

Visita à Fiabilandia - um local fantástico.

Se há coisa que posso dizer é que o meu projecto do Serviço Voluntário Europeu nunca foi aborrecido. Nunca houve um dia igual ao outro. Mas do Centro Educativo já vos falei bastante. 

E mal eu sabia que com o fim da escola e o início do Centro de Verão tudo estaria ainda para mudar... para melhor!

Não posso dizer que não sinto saudades do Centro Educativo, porque afinal algumas das crianças com quem estava todos os dias, ficaram por ali; não frequentam o Centro nas férias de Verão.

Mas aquilo que estou a fazer agora é completamente outro nível do meu SVE. Eu nem tenho palavras certas, a sério! Nunca pensei que fosse assim. 

Para tentar explicar, começo por dizer o que mudou. Bem... mudou tudo, menos o lugar onde faço o meu voluntariado. Sinto que estou a fazer outro projecto diferente, verdadeiramente.

Mudei de horário. Antes fazia das 14:30h às 18:30h e agora faço das 8 às 14. Completamente diferente. Ao início achei que ia ser um drama por ter que acordar sempre cedo... mas não é que tive uma grande surpresa? Prefiro este horário porque fico sempre com as tardes livres para fazer montes de coisas e os dias assim parecem-me mais longos. No fundo aproveito-os melhor.

As actividades mudaram também. Agora já não faço mais os trabalhos de casa. :D Um dia ainda vou sentir falta disso, mas por agora é apenas brutal fazer só jogos, actividades de desporto, etc. Para além disso o tema do Centro é o filme Guardiões da Galáxia  (com alusão também ao filme Home). O que significa que temos vários momentos de teatro com uma história que segue todos os dias durante as actividades. Nota: o Guardiões é só um dos meus filmes favoritos da MARVEL! Mas que mais posso eu pedir? E o tempo voa quando andamos assim a... brincar. :) 

Guardiões da Galáxia e a busca pelo Orb.


Agora sou também responsável pela cozinha na hora de almoço, o que é também outra novidade e algo que me traz ainda mais experiência. 

E para o fim, o melhor! Com o Centro de Verão todas as semanas vamos passear a algum sítio diferente. Na primeira semana fomos ao Planetário de Ravenna e na segunda à Fiabilandia (Rimini), que é um parque de diversões. Nem faço muitos comentários, porque as fotos mostram quase tudo. Depois vamos também sempre um dia por semana à piscina aqui em Forlì. Na Fiabilandia eu fui mais criança que eles. Que amazing andar ali em todas as atracções! 

Tendo em conta que não tenho carro aqui, o facto de ir nestes passeios é completamente brutal. É uma oportunidade única para conhecer outros sítios de Itália, aos quais eu não conseguiria aceder facilmente. E por isso só tenho que agradecer e muito a quem me permite fazê-lo. 

Planetário de Ravenna e actividades no jardim. 


Sei que neste momento já devem estar uns 37 aspirantes a voluntários à procura deste lugar para fazerem o seu SVE no próximo ano.

Acreditem! Parece um sonho. Mas este lugar existe. 

Em resumo:

Eu não tenho palavras para dizer quanto estou amar esta nova fase. E reparem bem que eu até escrevi bastante. 

"Amoresolo amore è quello che sento."

Sem comentários:

Enviar um comentário